Nos Estados Unidos, na Dinamarca e na Suiça levar uma maçã para o professor é um costume antigo. Há muitos anos e principalmente nos campos ou em locais pobres, os pais não tinham como pagar pela educação dos filhos e, por isso, costumavam presentear os professores com frutas e flores, uma forma de agradecimento e de pagamento pelo trabalho realizado. A opção pela maçã seria por causa da praticidade de consumo, já que a fruta não precisa ser descascada antes de ingerida. Entregá-la ao professor também significaria desejar uma boa saúde , pois a fruta é extremamente nutritiva.
Outras histórias apontam ainda a maçã como um símbolo do conhecimento, afinal Newton teria descoberto a Lei da Gravidade após ter sido atingido pela fruta que acabara de cair da árvore. Sendo assim, nada mais justo do que presentar o professor com o símbolo de tudo aquilo que ele ensina!
Os mais contemporâneos acham que, por ser tratar de um lanche rápido, a maçã tem tudo a ver com a correria da vida de professor, que tem dificuldades de achar tempo até para comer.
Teorias à parte, muito mais do que uma apetitosa maçã, todos os professores merecem nosso respeito e carinho, não só hoje, como em todos os dias do ano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário